sexta-feira, 11 de maio de 2012

Visita técnica dos alunos de Gestão de TI

        Nós, alunos do primeiro período de GTI, fomos nessa quinta-feira, 10 de maio de 2012, a Empresa MELT, visitar o setor de TI e postaremos resumidamente, o conhecimento adquirido com a visita.

Abaixo segue algumas informações básicas da Empresa.
        Melt Metais e Ligas S/A é uma Sociedade Anônima de capital Fechado. Iniciou suas atividades em primeiro de maio de 1988 fabricando somente o Estanho bruto (Sn), após dois anos, a Companhia agregou novos valores a seu estanho, aplicando um tratamento de limpeza e purificação para retirar contaminações e elevando-o a um alto grau de pureza. Assim, começou a desenvolver um produto que atendia ao mercado consumidor, entrando neste momento de maneira competitiva no mercado (1990).
        Em 1993 a empresa desenvolveu um novo mix de produto buscando se inserir em um novo mercado, o de Soldas, Ligas especiais, Metais Patentes e Pastas para Soldar.
        Visando o fortalecimento da marca Melt, foram ampliadas as instalações e adquiridos novos equipamentos, integrando hoje no quadro dos principais fornecedores nacionais de Estanho, posicionando em segundo maior do País. A unidade fabril possui uma área de 1,5 ha com 110 funcionários.
        É uma indústria integrada, produtora de Estanho de alto teor de pureza, com refino e fabricação de Soldas e Ligas numa única planta industrial. Esta integração associada à tecnologia de ponta e um time de técnicos e profissionais em constante aprimoramento permitem uma grande versatilidade industrial, sempre com nível de excelência em qualidade, sendo certificada em todo processo de produção pela Norma ISO 9001:2000 conferido, em fevereiro de 2004, pela Bureau Veritas Certification uma das maiores empresas certificadoras do mundo.
    
        O setor de TI da empresa Melt é composto por um coordenador que opera três servidores e um computador,onde todo o processo tecnológico da matriz em Rondônia e na cidade de São João del Rei é feito no setor.
        O coordenador de TI da Melt é responsável por manter o sistema funcionando e protegido, usando toda habilidade e conhecimento adquirido ao longo dos anos de profissão em favor do desenvolvimento da empresa.
        Como em todas as áreas, a ética profissional se faz obrigatória e a área de TI da Melt tem como diferencial priorizar a ética, pois existem dados sigilosos da empresa guardados nos servidores, o que requer alguém que além de prossional, haja com ética. Daí o diferencial na área de TI da empresa.
        O servidor de dados é em linux e permite concentrar todos os documentos e cadastros dos usuários da empresa. Lá é utilizado um software onde se controla, monitora, filtra e bloqueia todo o conteúdo que não tem importância para empresa garantindo assim mais segurança para o sistema.
        Na empresa é utilizado um KVM para que se possa entrar nos três servidores utilizando um teclado, um monitor e um mouse para todos. O coordenador alterna o acesso aos servidores utilizando a combinação “Scroll Lock, Scroll Lock, seta pra cima...   
        Os nobreks tem a função de proteger os servidores e através da bateria interna é acumulada energia elétrica. Na empresa visitada os nobreks aguentam por volta de 30 minutos, o que para o coordenador é suficiente para  o restabelecimento de energia elétrica.
        A internet utilizada pelos visitantes da empresa é independente, o que garante aos visitantes o acesso irrestrito aos sites através de conexão wireless  e não afeta em nada o sistema.
        A manutenção técnica do parque de máquinas da empresa é quase zero devido ao trabalho feito priorizando testes e acesso restrito aos sites.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

x