segunda-feira, 30 de abril de 2012

Primórdios da computação

Os computadores eletrônicos aparecerem só na década de 40, mais apesar disso,seus fundamentos podem ser registrados a centenas e até mesmo milhares de anos antes.

Confira abaixo suas principais evoluções.

Ábaco

O ábaco foi um dos primeiros mecanismos feitos para auxiliar o homem em diversas operações aritméticas,tais como a soma,subtração, multiplicação,divisão e até mesmo  problemas com frações e raíses quadradas.

Bastões de Napier


Os bastões de Napier  foram criados como auxilio á multiplicação pelo matemático John Napier, inventor dos logaritmos.Esses bastões eram distribuídos em um conjunto de 9 bastoes, um para cada dígito, que transformava a multiplicação de dois números numa soma de tabuada de cada digito.


Réguas de calculo

Foi o primeiro dispositivo analógico da computação.Criado por Willian Oughtred,as réguas de calculo foram usadas juntamente com as calculadoras mecânicas até 1970, quando, a partir daí, surgiram as calculadoras eletrônicas.

Pascaline

Pascaline ou Máquina aritmética de pascal, foi criada por Blaise Pascal , um jovem matemático francês.Essa foi a primeira máquina de calcular automática, e simulava o funcionamento do ábaco.Trabalhava através de engrenagens e servia somente para somar e subtrair.

Gottfried Wilhelm

Alguns anos depois, Gottfried Wilhelm,matemático alemão,inovou a máquina de Pascal,introduzindo além da soma e subtração, as equações de multiplicação e divisão.


Aritmômetro


Foi a primeira calculadora a ser comercializada com sucesso,criada por Thomas Colmar em 1.820

Todas essas máquinas citadas acima diferem-se dos computadores pelo fato de apenas limitar-se a operações matemáticas simples,mais a partir do século XIX , a história da computação tomou outros rumos,sendo incrementados,completas instruções para um real processamento de dados.

Joseph Marie Jacquard

Esse homem construiu um tear automático que se baseava na inserção de cartões de madeira perfurados que separava os fios,permitindo assim o controle da confecção dos tecidos e desenhos.Essa foi a primeira máquina mecânica programada que foi realmente construída.

Máquina Analítica.

Capaz de realizar qualquer operação matemática,o projeto foi idealizado por Charles Babbage, considerado o ‘Pai’ dos computadores,mas essa máquina nunca foi construída, pois não havia utilidade prática que justificasse o alto investimento necessário.Contudo, tal idéia revolucionou a forma de pensar e agir da época, pois Babbage mostrou que uma máquina poderia realizar operações com mais rapidez e precisão que humanos. Esta máquina seguia a idéia de Jacquard e seus cartões perfurados.

Augusta Ada Byron

Augusta estudou o projeto de Babbage e durante o processo de tradução de uma publicação científica italiana,incluiu algumas notas de tradução que simplesmente constituem a primeira linguagem de programação da história desenvolvida para a máquina de Babbage.Anos depois de sua morte, foi homenageada,sendo dado o nome de ADA a primeira linguagem de programação da história e fazendo-a se tornar primeira programadora.
A partir daqui, os dispositivos eletromecânicos entram em ação, e seguindo a idéia de cartões perfurados.

George Boole 

Boole também contribui para a computação. Ele é o criador da Àlgebra Booleana,que tem aplicações na telefonia e nos projetos de computadores. 

Máquina de Recenseamento ou Tabuladora de Hollerith

Assim como Babbage e Jacquard, Hermann Hollerith utilizou o mesmo princípio de cartões perfurados.Trabalhava no censo dos EUA e utilizou o sistema para calcular o censo populacional norte americano. Demorou 7 anos para conseguir o resultado - tempo bem menor do que era gasto antes. Anos depois, inovou o sistema, conseguindo a marca de dois anos para a finalização do censo. Devido a isso, Hollerith fundou uma empresa para comercializar suas máquinas: a Computing-Tabulating-Recording (CTR).Mais como era melhor inventor que administrador, vendeu sua empresa, que em 1911 fundiu-se em diversas empresas, dando origem assim International Business Machines (IBM).

Z3 e Colossus

A segunda guerra mundial também influenciou na computação, pois devido a isso, surgiu a necessidade das máquinas fazerem cálculos mais precisos e com mais rapidez.Então os alemães criaram o Z3, que era capaz de projetar aviões e mísseis. Os ingleses desenvolveram o Colossus – projetado sob liderança de Alan Turing, denominado o pai da ciência da computação - pois precisavam decifrar códigos nas mensagens alemãs.

Mark 1

Em 1944, com ajuda financeira da IBM, a equipe do professor Howard H. Aiken, na universidade de Havard,conclui a maior máquina de cálculo que jamais foi construída,o Mark 1.A entrada de dados nessa máquina se dava por cartões e fitas perfurados. Teria a capacidade de somar 2 números em 1 segundo e os multiplicava em 2 segundos.

Eniac (Electronic Numerical Interpreter And Calculator)

Com o término da segunda guerra, tem-se o início da guerra fria, onde ocorreu mais um grande desenvolvimento, o Eniac. O Eniac ocupava o espaço de uma sala e pesava cerca de 30 toneladas. Essa máquina podia resolver todo tipo de problemas e era operado através de válvulas, que queimavam facilmente. Com o tempo essas válvulas foram sendo substituídas por transistores, o que tornou possível a diminuição no seu tamanho e no consumo de energia.Outros projetos que foram levados a cabo em 1949 foram o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer) e o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), que serviram não só para aprimorar o projeto original como também para diminuir o tamanho das máquinas. A partir daí, a evolução não parou mais de ocorrer, em 1951 foram anunciados os primeiros computadores digitais capazes de armazenar programas e disponíveis comercialmente: UNIVAC I (Universal Automatic Computer),UNIVAC II, MANIAC I, MANIAC II, EDVAC II e IBM 701.

Segunda geração e afins

Depois do invento desses computadores, tem se início a chamada segunda geração. São exemplos clássicos dessa geração o SIEMENS 2002,lançado em 1958 na Alemanha, e os IBM 1401 e IBM 7094, lançados pela IBM, que chegou a comercializar mais de dez mil unidades dessas máquinas. É dessa época também o surgimento da primeira de uma série de máquinas das quais mais tarde se originaria o primeiro minicomputador – o PDP-1
A partir daí os computadores não pararam de evoluir, e suas denominadas ‘gerações’ foram aumentando. Empresas de grande porte foram sendo introduzidas no mercado como é o caso da Aplle e Microsoft, até que chegamos aos computadores pessoais.Chegaram os computadores da terceira geração que possuíam circuitos integrados,os da quarta geração foi a era onde se deu origem a programas como o Unix e a introdução da linguagem C e a tão moderna geração 5 - a que estamos no momento - com modernos processadores, cada vez mais potentes,placas de vídeos,e uma infinidade de outras funções. Softwares não param de ser introduzidos no mercado, proporcionando cada vez mais uma maior interação entre usuário e máquina, e não podemos esquecer de comentar ainda da computação móvel, na qual estamos no ápice.
Demos um enorme pulo na revolução dos computadores, pois, aonde antes eram necessários quilômetros de fios e espaços gigantescos para se processarem dados, hoje em dia isso tudo está ao alcance das nossas mãos.
E você, tem algum palpite da próxima revolução que acontecerá na  computação?
Deixe seu palpite nos comentários abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

x